RPS ainda não convertido em NFSe (Produção)

Bom dia, estou tentando enviar notas em Produção.
Estamos na fase final da integração, os envios feitos de NFSe no ambiente de homologação deram todos certos.
Agora em ambiente de produção não estão dando certo…

Faço a requisição POST p/ o endereço https://api.nuvemfiscal.com.br/nfse/dps

E Após algumas consultas do id gerado nfs_3a0f801d0601432883cde643f83673d9, recebo a seguinte resposta:

{
    "DPS": {
        "nDPS": "7544",
        "serie": "8"
    },
    "ambiente": "producao",
    "created_at": "2023-12-14T14:45:06.146Z",
    "id": "nfs_3a0f801d0601432883cde643f83673d9",
    "mensagens": [
        {
            "codigo": "E92",
            "correcao": "Efetue nova consulta mais tarde.",
            "descricao": "RPS ainda não convertido em NFS-e."
        }
    ],
    "referencia": "b213ZWIub213ZWJfOTkuNzM5OQ==",
    "status": "negada"
}

O Provedor é a Betha.

Obs.: Este status aparenta ser um status final, dado que toda vez que eu efetuo a consulta, recebo o mesmo retorno E92: RPS ainda não convertido em NFS-e... Efetue nova consulta mais tarde.

Boa tarde, @app.

Iremos analisar. Favor aguardar.

Boa tarde
alguma novidade?

Será que estou esquecendo de algo?

@app

O que ocorreu é que a Betha retornou o alerta “RPS ainda não convertido” como se fosse um erro. Por esse motivo, a nota ficou com o status negada na Nuvem Fiscal. Estamos realizando ajustes para que isso não mais ocorra.

Enquanto isso, você pode realizar a sincronização da nota para que uma nova consulta seja realizada na prefeitura e o status da nota atualizada.

Segue a documentação do endpoint de sincronização:

certo
efetuei a sincronização, obtive o seguinte retorno:

{
    "mensagens": [
        {
            "codigo": "E89",
            "descricao": "Não existe na base de dados uma NFS-e emitida para o número de RPS informado."
        }
    ],
    "status": "erro"
}

@app

Após testes internos, verificamos que o provedor da prefeitura não está convertendo esse RPS em NFS-e. Nesse caso, você terá que entrar em contato com o suporte da prefeitura para obter mais detalhes do que está acontecendo.

@arimateia
Percebi que hoje passou a dar esta mensagem de erro, especificando que trata se de um Erro de validação de script e p/ entrar em contato com a Prefeitura para maiores informações.

{
    "DPS": {
        "nDPS": "7544",
        "serie": "8"
    },
    "ambiente": "producao",
    "created_at": "2023-12-15T14:53:41.338Z",
    "id": "nfs_3a0f854b3e79453ba2ced3df9b668780",
    "mensagens": [
        {
            "codigo": "L7",
            "correcao": "Favor entrar em contato com a Prefeitura para maiores informações.",
            "descricao": "Erro de validação de script"
        }
    ],
    "referencia": "b213ZWIub213ZWJfOTkuNzM5OQ==",
    "status": "negada"
}

Fui até a prefeitura e solicitei uma análise, eles disseram que vão tentar entender o que pode estar acontecendo, com o pessoal da Betha e me dar um retorno.
É meio complicado que a prefeitura acaba não tendo muitos parâmetros p/ questionar a Betha deste caso. Se ao menos eu conseguisse o arquivo XML que está sendo montado pela Nuvem Fiscal, p/ enviar à Prefeitura encaminhar p/ a Betha, seria interessante… talvez eles conseguissem identificar o no schema algo.

De qualquer forma, estou agora no aguardo do retorno da equipe da Prefeitura, se conseguirmos sucesso neste processo, pretendemos migrar todas as empresas que atendemos, para utilizar a Nuvem Fiscal com as emissões de NFSe.

Olá, @app.

O XML do RPS que está sendo enviado para a prefeitura pode ser obtido no seguinte endpoint:

Show de bola, isso vai ajudar bastante, não tinha me atentado neste endpoint, vou usar o XML do RPS na minha solicitação de análise junto a Prefeitura.

1 curtida

Boa tarde, @app.

A prefeitura de Dourados (MS) trocou de sistema de gestão de NFS-e no final do mês passado. Ao que tudo indica, parece que a migração ainda não foi finalizada e o sistema na prefeitura está paralisado. Ou então é necessário que os prestadores realizem um novo cadastro de contribuinte e ativação da conversão de RPS via webservice.

Favor entrar em contato com o secretaria de finanças do município para mais informações.

Segue comunicado da prefeitura:
Comunicado Prefeitura Durados - Paralisação Sistema.pdf (110,0,KB)

Só para comentar, essa BETHA é complicadíssima! estamos na luta desde de outubro né @arimateia essa questão de não converter para rps, precisa ser alterado no servidor da betha, via suporte.

Bom dia, @app.

Enviei um email para a Betha questionando sobre a implantação em Dourados (MS) e obtive a seguinte resposta:

" Prestadores de Serviços:

Desde o dia 29/11/2023 a Prefeitura Municipal de Dourados está contando com um novo sistema de emissão de Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas (NFS-e), denominado Betha Fly e-Nota. Para acessá-lo, todos os prestadores de serviços domiciliados no município de Dourados devem efetuar um cadastro na Central do Usuário Betha. Com a finalidade de auxiliar o contribuinte, a Prefeitura disponibilizou em seu portal um manual passo-a-passo detalhando o processo de cadastramento e de solicitação de acesso ao Fly e-Nota. Basta acessar https://www.dourados.ms.gov.br/index.php/menu-pmd-cidadao/ e clicar em “BETHA – Manual de Cadastro de Usuário”.

Observações importantes relativas ao cadastramento:

· O sócio administrador (constante do quadro societário da empresa) é quem deve realizar o cadastro em seu CPF e depois solicitar acesso ao Fly e-Nota para o CNPJ de que for titular. Atenção: o cadastro do usuário é único, mas as solicitações de acesso devem ser feitas tanto quanto forem os CNPJ’s de que esse usuário seja titular.

· Na impossibilidade de o sócio administrador realizar o cadastro, poderá ser feito no CPF de outro responsável legal. Neste caso, o responsável deve executar os mesmos passos do Manual e ainda encaminhar o documento comprobatório (procuração, estatuto, contrato social etc.) para o e-mail migracaosistema.datfddos@gmail.com.

· É muito importante ter atenção à Etapa 3 do Manual. Ela prevê a realização da verificação de identidade do usuário por meio de eCPF (certificado digital) ou PIX. No caso de eCPF, deve ser utilizado o certificado da pessoa física que está sendo cadastrada (não o da empresa). No caso de PIX, este deve ser pago por meio de conta corrente da pessoa física que está sendo cadastrada (não é possível validar com conta PJ, conta conjunta ou conta de terceiros). No caso de erro ou impossibilidade de validação, o contribuinte (na pessoa de quem está sendo cadastrada) deve comparecer na Central do Cidadão para análise individual do caso.

· Solicitações de acesso feitas por usuários que não sejam sócios administradores ou que não comprovem a responsabilidade legal poderão ser sumariamente indeferidas, assim como aquelas feitas por usuários não qualificados (que não realizaram verificação de identidade por PIX ou certificado digital).

· Após o deferimento do acesso para o sócio administrador ou responsável legal comprovado, este poderá liberar acesso aos demais usuários da empresa ou entidade. Cada usuário deverá criar o seu cadastro (etapas 1 e 2 do Manual), mas somente o sócio administrador deve executar as etapas 3 e 4."

Manual Cadastro de Usuário Betha 2.1.pdf (741,2,KB)

Bom dia @arimateia

Sim, todos os comércios tomadores de serviços aqui do município receberam esta orientação, nós já fizemos o nosso cadastro no portal Betha Fly e-Nota antes do dia 23/11 (que foi quando começou a transição do sistema de emissões de NFSe). Já até conseguimos emitir NFS-e por este site/portal, mas via software não…

Com relação aos erros de transmissão de NFSe/RPS, quando questionados, o pessoal da prefeitura e os representantes da Betha alegam que o cadastro da empresa a qual estamos realizando as tentativas de emissão está 100% de acordo com o solicitado, as contas já foram validadas conforme as instruções do manual.

Em nossos testes internos de transmissão utilizando as suas credenciais, o provedor Betha retornou o seguinte XML:

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8" standalone="yes"?>
<EnviarLoteRpsResposta>
    <ListaMensagemRetorno>
        <MensagemRetorno>
            <Codigo>E347</Codigo>
            <Mensagem>CNPJ/CPF do Prestador do serviço não autorizado a emitir NFS-e</Mensagem>
            <Correcao>Solicite autorização para emitir NFS-e para o CNPJ/CPF informado.</Correcao>
        </MensagemRetorno>
    </ListaMensagemRetorno>
</EnviarLoteRpsResposta>

A mensagem de correção orienta a solicitar a autorização.

Favor questionar ao suporte da prefeitura ou provedor o motivo desse erro estar acontecendo, já que afirmaram que o seu cadastro está “100% de acordo com o solicitado”.

Correto… na terça-feira (19/12) eu levantei este questionamento p/ um técnico da Betha, mas ainda não obtive respostas, tenho cobrado uma resposta desde então…

O questionamento foi sobre o uso desta nova URL, e também sobre a mensagem de erro que indica que a empresa não está autorizada a emitir NFS-e (que é diferente da mensagem convencional "Erro de validação de script" quando utilizada a URL padrão).

Assim que eu tiver uma devolutiva deles, posto aqui para registrar.

Bom dia @arimateia

Finalmente conseguimos resolver as questões.

Vou pontuar os casos aqui.

  • Com relação as requisições feitas na outra URL ( https://nota-eletronica.betha.cloud/rps/ws), que retorna a mensagem CNPJ/CPF do Prestador do serviço não autorizado a emitir NFS-e, segundo o Técnico da Betha que eu tive contato, foi me dito que esta era uma URL inválida, que caia em outro ambiente, deve ser desconsiderada.

  • Sobre o erro inicial RPS ainda não convertido em NFS-e. era uma tratativa interna e ja foi corrigida pelo que eu entendi, o status da requisição constava como “negada”, o que indica status final, o Lote RPS estava com erro, por isto havia sido negado.

  • Sobre o Erro L7 com a descrição Erro de validação de script e mensagem de correção Favor entrar em contato com a Prefeitura para maiores informações. que foi o erro que enfrentamos maior parte do processo, o motivo deste erro era porque estávamos informando um item do JSON de forma incorreta, e segundo a Betha, essa mensagem de Erro de validação de script ocorre quando existe alguma inconsistência de regra de negócio com a Prefeitura, que era o nosso caso, eu estava preenchendo que a empresa iria Reter o ISSQN, quando na verdade a prefeitura não permitiria que aquela inscrição Municipal destino fizesse a retenção, infDPS.valores.trib.tribMun.tpRetISSQN = 2.
    Obs.: Foi possível identificar o motivo do erro, acessando o portal da Betha Fly e-Notas


    … A questão aqui é que o WebService deles não retorna esta mensagem Empresa não cadastrada para retenção do ISSQN. Para correção, altere a situação tributária do ISSQN, para "Normal". Qualquer dúvida, entre em contato com o setor de Fiscalização da Prefeitura. detalhando o erro no XML deles, e isso dificultou muito a identificação do motivo do erro, após sabermos que neste local do portal deles é possível identificar a mensagem/motivo do erro, ficou mais fácil ir corrigindo.

Boa tarde, @app.

Maravilha! Que bom que deu certo. :raised_hands:

Sobre o último item (mensagem de erro truncada), conseguiu algum retorno da Betha? Seria interessante eles corrigirem isso.

Boa tarde @arimateia

Ainda não obtive retorno, mas já estou com aquele retorno xml que vc me enviou, vou tentar contato novamente com eles enviando aquele arquivo como exemplo/prova de que não estamos recebendo a mensagem completa… já que eles alegam estarem enviando sim a mensagem completa.

Quando tiver alguma devolutiva com relação a isto, eu reporto a vc.

Por hora muito obrigado pela atenção e empenho nesse processo todo.

Este tópico foi fechado automaticamente 24 horas depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.